segunda-feira, 2 de junho de 2008

Na internet pode tudo


Não é novidade que a internet facilitou o surgimento de todo tipo de pequenos negócios que antigamente não teriam condições nem de começar, mas eu ainda fico impressionada com as coisas que a criatividade humana é capaz de colocar em prática. Um dia desses encontrei em um desses displays de cartão postal o folheto de uma empresa que funciona como um achados e perdidos virtual.

A minha reação quando eu vi o folheto foi: COMO ASSIM??????? E imagino que a sua tenha sido igual. Então eu resolvi me aprofundar no assunto e entender como funciona o serviço. Aí minha exclamação passou a ser: FALA SÉRIO!!!!!! Depois que eu explicar tenho certeza que a sua também vai ser.

O negócio é o seguinte: a empresa te fornece um kit de identificação que pode incluir etiquetas adesivas, tag tipo chaveiro, cartão, etiquetas de tecido e outras coisinhas. Nos identificadores vem escrito, além do site da empresa,  um número de telefone 0300, um número que identifica o seu cadastro e a informação "para devolver favor ligar". Você sai colando ou costurando as etiquetas nos seus objetos perdíveis e paga uma taxa fixa por objeto identificado. Se você perder algum desses objetos e ele for encontrado por alguém que se disponha a ligar e avisar que ele foi encontrado, os caras vão lá buscar sua coisa perdida e entregam de volta pra você.

Acho a idéia muito bem intencionada e diferente de muitos que podem achar que a coisa não vai funcionar porque brasileiro se acha ishperrto e não gosta de devolver os objetos de valor que encontra, meu problema com esse conceito é com relação ao perfil de quem pode vir a usar o serviço. Se o cara é neuras o suficiente a ponto de sair por aí etiquetando os objetos feito a nossa mãe fazendo a mala do acampamento do primário, é muito pouco provável que ele venha a perder alguma coisa e nesse caso ele vai achar que não precisa das etiquetas. Se o cara é daqueles distraídos que esquece qualquer coisa em qualquer lugar a chance é que ele esqueça de colar e depois perca as próprias etiquetas ou pior, ele vai esquecer aonde foi que ele viu aquele serviço que devolve as coisas quando você perde e só vai lembrar que tinha visto isso depois que perder alguma coisa. Sei lá, me parece um beco sem saída...

No folheto que eu peguei tem uma etiqueta de amostra. Se eu me animar a preencher o cadastro vou tentar perder alguma coisa por aí pra ver se alguém devolve. Se voltar eu conto pra vocês.

3 comentários:

Ian Thomaz disse...

Achei um jeito de emprestar coisas para os amigos que tem preguiça de devolver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Renata Gonçalves disse...

Puxa Ian! Não tinha pensado nessa possibilidade! Acho que nem os caras do site... :-)

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

1. Penso que toda iniciativa voltada para a divulgação dos Blogs é bem vinda, visto que, os blogs, a meu ver serão no futuro próximo o palanque das discussões das grandes questões que permeiam a história da humanidade no espaço /tempo, onde a argamassa do pensamento humano será problematizada de forma abusiva, intensiva, contínua, dentro de parâmetros, muitas vezes diametralmente opostos, para um mesmo foco. Entendo que essa visão de futuro é por demais oportuna, pois o filtro ideológico de cada ser humano com certeza ficará mais aprimorado e a epistemologia genética da humanidade mais elastecida. Porém se existe grandes marcas do capitalismo interessada em divulgar seu produto, entendo como um ato positivo e Louvável, pois a internet deve atender a todos os segmentos da sociedade, o direito de todos de expressar suas opiniões, sugestões, comentários é tão somente a expressão da liberdade plena. Não vejo por que a resistência, pois os blogueiros serão sempre maioria, não uma maioria simples, não uma maioria aritmética, mas uma maioria atuante, combativa, atuante, mas com certeza uma maioria democrática. Assim compreendo que devemos primeiro “esperar as águas baterem para que todos nós possamos estudar as espumas”
Luiz Domingos de Luna, Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz-Penitentes-forania de Aurora ceará aos 21 dias do mês de Julho,2008