sexta-feira, 13 de junho de 2008

Nu com a mão no bolso


Essa eu ainda não vi, mas acho que não quero mesmo ver. Amanhã (dia 14) vai rolar em São Paulo o World Naked Bike Ride, evento que visa chamar a atenção dos motoristas para os ciclistas que muitas vezes são ignorados e desrespeitados no trânsito. Principalmente numa cidade como São Paulo.

O site oficial do evento é cheio de frases de efeito do tipo "indecente é o carro matar 1500 pessoas por ano em São Paulo" (detalhe que parece que a culpa é do carro e não dos animais que dirigem) e justifica a peladice com um estiloso "Nus é como nos sentimos pedalando nessa cidade, enquanto os motoristas estão protegidos de todos os lados por freios ABS, Air Bags, Cintos, Barras de Proteção lateral, nós só contamos com a esperança de sermos vistos e respeitados.". 

Fofos, concordo que quem dirige tem que ficar de olho no pessoal de bike e que é bacana o conceito de trocar o carro pela bike, mas tem dois problemas nessa história toda. Um é a falta de, digamos, viabilidade técnica de adotar a magrela como único meio de transporte em uma cidade como São Paulo. O outro, é que tem um bando de ciclistas bem kamikazes por aí, não adianta criticar o veículo quando o problema são os condutores. Imagina se todo mundo em São Paulo resolvesse trocar o carro pela bike. Tenho medo de pensar na marginal as 6 da tarde!!! Tem uma porção de gente que eu conheço que ia dar bastante dor de cabeça tentando cortar todo mundo, xingando os mais lentos, buzinando...

Embora o site deixe claro que ninguém é obrigado a pedalar como a turma do Ultraje a Rigor e que o importante é ser criativo e chamativo na caracterização desafia os participantes com o bordão "Quão nu quanto você ousar". Pessoal, essa vocês vão ter que me desculpar, mas um monte de gente pedalando pelada na Paulista... Por mais que eu simpatize com a causa, vou ter que passar sem ver!

Nenhum comentário: